CNH Digital PB

Veja os critérios para cadastrar a CNH Digital PB e saiba como ativar o aplicativo

Não há quem discorde que a tecnologia, hoje em dia, é a maior aliada da praticidade que existe.

Proporcionando diversos serviços e ferramentas que facilitam a vida de todas as pessoas, a tecnologia é uma verdadeira amiga para quem busca opções descomplicadas no dia-a-dia.

Então, foi pensando nisso que o Detran implementou uma série de melhorias tecnológicas a fim de facilitar a vida do cidadão, com serviços, atendimentos e ferramentas digitais que tornam a rotina do condutor mais fácil.

Assim, dentre os novos serviços, a CNH Digital é uma ferramenta que vem ganhando destaque e despertando curiosidade dos motoristas de todo o país.

CNH Digital PB


CNH Digital Paraíba

A nova versão da tradicional carteira de habilitação que conhecemos, a CNH Digital vem para substituir – de forma opcional – o documento impresso.

Com a ferramenta eletrônica, o usuário possa acessar a qualquer momento a sua documentação, diretamente da tela do celular.

No Brasil, grande parte dos estados já possui a CNH Digital, e no estado da Paraíba, por exemplo, o uso vem crescendo cada vez mais.

Quer saber como essa ferramenta funciona? Então continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo que a CNH Digital PB pode te oferecer!


CNH Digital Detran PB

O Detran da Paraíba é o órgão responsável, junto ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), pela emissão, captação de dados e processamento de solicitações da CNH Digital PB.

Dessa forma, o cadastro pode ser feito pela internet ou em uma das agências físicas de atendimento do Detran, oferecendo a possibilidade de o cidadão escolher qual a melhor forma para realizar o processo.


CNH Digital PB como funciona

Como você observou acima, a CNH Digital PB é uma nova versão da tradicional carteira de habilitação, que permite que condutor tenha acesso a sua documentação diretamente pelo celular.

De forma geral, portanto, o seu principal objetivo é promover a praticidade e tornar a vida do cidadão cada vez mais fácil.

A ferramenta funciona como um substituto para a CNH impressa, tendo, inclusive, o mesmo valor legal.

Dessa forma, o usuário pode sair de casa somente com a CNH Digital PB, sem ter a necessidade de carregar a versão impressa do documento para onde for.

Todos os condutores da Paraíba podem obter a CNH Digital PB, no entanto, para emitir o documento online, é necessário que o usuário possua a versão atualizada da carteira de habilitação, com o QR Code no verso.

Caso o condutor não possua a versão mais atual e queira adquirir a CNH Digital PB, basta emitir uma segunda via da habilitação.


CNH Digital PB Denatran

Como dito anteriormente, o Denatran é o órgão de trânsito nacional e, junto ao Detran, auxilia no cadastro de novos usuários em relação à CNH Digital PB.

Dessa forma, o cadastramento da CNH Digital PB é feito através do site do Denatran, onde o órgão capta e processa todos os dados para dar continuidade à solicitação do documento eletrônico.


CNH Digital PB cadastro

O cadastro da CNH Digital PB é simples e pode ser feito com apenas alguns cliques. No geral, o usuário passa por duas etapas, uma online e outra presencial.

Para isso, o condutor que deseja obter a CNH Digital PB deve:

  1. Acessar o Portal de Serviços do Denatran;
  2. Cadastrar-se na plataforma;
  3. Validar os dados de registro (telefone e e-mail) em uma agência do Detran;
  4. Ativar, diretamente no portal do Denatran, a CNH Digital PB;
  5. Baixar o app “Carteira Digital de Trânsito” em seu dispositivo móvel;
  6. Fazer login no sistema, utilizando o CPF e o código de acesso emitido na etapa de ativação da CNH Digital PB;
  7. Criar uma senha e entrar na plataforma.

Feito isso, a CNH Digital PB estará disponível no dispositivo e poderá ser utilizada a qualquer momento, mesmo que o condutor esteja desconectado.


CNH Digital PB aplicativo

O aplicativo da CNH Digital PB pode ser encontrado nas principais lojas de apps, seja para sistemas Android ou iOS.

Assim, para instalar a aplicação, o usuário deve pesquisar por “Carteira Digital de Trânsito” na barra de busca e aguardar os resultados. A instalação do app é rápida e não ocupa muita memória no dispositivo.

CNH Digital PB aplicativo


Ativar CNH Digital PB

A ativação, como dito no passo a passo, pode ser feita diretamente no site do Denatran, por meio da aba “Ativação”, no menu lateral.

Esse processo resulta na emissão do código necessário para validar a CNH Digital PB no app, que pode ser enviado para o e-mail do condutor, possibilitando o acesso ao aplicativo e aos serviços oferecidos pela CNH Digital PB.


Certificado CNH Digital PB

Com a ativação e cadastro realizados, o certificado da CNH Digital PB estará disponível no app para quando o condutor precisar, mesmo quando estiver off-line.

Dessa forma, o usuário pode acessar as informações da sua habilitação com apenas alguns cliques, diretamente do celular.