Detran PB IPVA

Quais são as suas dúvidas sobre o Detran PB IPVA? Viemos sanar todas elas através deste artigo!

Com o detalhamento de como funciona todo o processo de pagamento, assim como outros detalhes, você terminará a leitura sabendo tudo! Os subtemas tratados serão:

  • Detran PB IPVA: como consultar
  • Detran PB IPVA: atrasado
  • Detran PB IPVA: como pagar
  • Detran PB IPVA: boleto
  • Detran PB IPVA: débitos
  • Detran PB IPVA: parcelado
  • Detran PB IPVA: e licenciamento

Então, continue sua leitura e assim conseguirá finalmente entender tudo aquilo que precisa sobre consultas da documentação do IPVA do seu automóvel e muitas outras informações!

Detran PB IPVA


Detran PB IPVA como consultar

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que para realizar a consulta de débitos do Detran PB IPVA, você deve:

Passo 1: Acessar o site da Secretaria da Fazenda do estado da Paraíba, clicando aqui.

Passo 2: Selecionar a alternativa do tipo de documento (CPF ou CNPJ) do contribuinte e, após isso, digitá-lo.

Passo 3: Inserir os números da placa e do Renavam do veículo.

Passo 4: Clicar em “não sou um robô’.

Passo 5: Logo em seguida, selecionar a opção Consultar.


Detran PB IPVA atrasado

A partir de 2019, o Detran PB possibilitou que os devedores do IPVA de anos anteriores quitem a dívida em mais parcelas. Para se ter uma ideia, o que antes era em 12 meses agora pode ser feito em 18!

Todavia, para que o proprietário do veículo possa fazer tudo isso ele precisa pagar o IPVA do ano em questão e comprovar o pagamento.

Um dos fatores da importância de não estar em dívida ativa com o Detran é que os acúmulos e atrasos acarretam penalidades como, por exemplo, o risco do veículo ser preso e levado para o pátio caso seja pego em alguma blitz pela polícia, multas e ganho de pontos na carteira de habilitação.

Outra questão complicada para quem está em débito com o Departamento de Trânsito é não obter o licenciamento do automóvel, impedindo assim a venda para outra pessoa (pois para transferência de posse são necessários os documentos em dia).

De qualquer forma, é preciso lembrar que após renegociar com o Detran e efetuar o pagamento, o proprietário tem seu status modificado para regular e só assim poderá receber o documento do automóvel.

Para a negociação, procure uma repartição fiscal a fim de saber qual valor precisa pagar e realizar a negociação sem precisar passar pelas punições citadas acima.


Detran PB IPVA como pagar

O Detran PB IPVA pode ser pago nas seguintes agências bancárias:

  • Banco Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco Bradesco;
  • Banco do Brasil.

Caso seja cliente de algum deles, há também a possibilidade de efetuar o pagamento através do Internet Banking.


Detran PB IPVA boleto

Já falamos sobre como você pode fazer o pagamento, mas não informamos o meio pelo qual é feito. Pois bem, é através do boleto bancário!

No site oficial do Detran PB você poderá emiti-lo e em seguida imprimir.

Siga a instrução:

  • Primeiramente acesse o site do Detran PB;
  • Então, informe o CNPJ ou CPF do dono do veículo;
  • Digite os números de placa e Renavam do automóvel;
  • Clique em “não sou um robô”;
  • Por fim, aperte em Consultar.

Percebeu que são as mesmas instruções que demos para acesso? Isso porque é exatamente a mesma página! Nela, você terá a opção de emissão do boleto para pagamento.

Após imprimir o boleto bancário, vá até a agência mais próxima, pague o valor correspondente e não se esqueça de guardar o comprovante que receber após o pagamento, pois posteriormente poderá precisar dele para algo relacionado à confirmação do seu IPVA pago.


Detran PB IPVA débitos

Outra opção para quem está em débito com o Detran PB é parcelar a dívida no cartão de crédito (serviço habilitado recentemente).

Para isso, você deve acessar o site oficial do Detran PB – nesse caso é importante ressaltar que o limite do parcelamento é de 12 vezes no cartão.

Caso o seu veículo tenha sido levado para o pátio devido à falta de pagamento do IPVA e demais documentos, fique sabendo que ao realizar o parcelamento a conta é quitada e, consequentemente, será possível retirar o automóvel do local.


Detran PB IPVA parcelado

Além do pagamento à vista do Detran PB IPVA, o qual o condutor recebe 10% de desconto do valor, há também a opção de parcelamento, que é dada de acordo com o número final da placa do veículo.

A novidade é que no boleto bancário o número de parcelas pode ser maior do que no cartão de crédito, sendo em 18 vezes ao invés de 12 (como no cartão).


Detran PB IPVA: e licenciamento

Detran PB IPVA: e licenciamento

A forma de emissão dos boletos do Detran PB IPVA e do licenciamento é a mesma: através do site oficial do Detran PB.

Após a consulta online pelo site, onde será preciso inserir o CPF ou o CNPJ do dono do veículo, o número da placa e o ano do licenciamento, é possível emitir o boleto bancário para imprimí-lo.

Alguma dúvida a respeito do Detran PB IPVA? Qualquer que seja, solicite a nossa ajuda!