Simulado Detran PB

Um dos serviços oferecidos pelo Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran PB) é o processo de formação de condutores.

Como você já deve saber, para poder dirigir nas ruas do estado e de todo o país é necessário passar por algumas avaliações teóricas e práticas a fim de garantir a tão sonhada carteira de habilitação.

Dessa forma, é dever do futuro condutor estudar o suficiente para passar nas provas – principalmente na prova teórica, que é considerada uma das partes mais difíceis do processo.

Então, para ajudar você que está passando por esse processo e quer treinar seus conhecimentos teóricos sobre as leis de trânsito e as condutas de um bom motorista, foram criadas avaliações online conhecidas como simulado Detran PB, que estão disponíveis aos candidatos.

Quer saber mais sobre como fazer esse simulado Detran PB? Então continue lendo este artigo que iremos te contar tudo o que você precisa saber. Boa leitura!

Simulado Detran PB


Como funciona o simulado Detran PB

Para realizar o processo de formação de condutor e emitir a primeira habilitação, o candidato deve realizar um CFC (Curso de Formação de Condutores) em uma autoescola credenciada pelo Detran PB, além de treinar seus conhecimentos adquiridos no curso.

Para isso, foi criado um serviço conhecido como simulado Detran PB, que oferece em uma plataforma online testes semelhantes ao da prova oficial. O conteúdo do simulado é basicamente referente às normas e leis de trânsito e à conduta correta do motorista em algumas situações.

Assim como a prova teórica oficial, o simulado oferece cerca de 30 questões objetivas e de múltipla escolha para você estudar. Todas elas são captadas do banco de dados do departamento de trânsito.

Além disso, vale ressaltar ainda que o estudante deve responder as 30 questões dentro de 40 minutos. Da mesma forma que na prova oficial, se o candidato não concluir neste período de tempo a avaliação será cancelada.

Mas, não se preocupe durante o simulado, você não será reprovado e ainda poderá conferir as questões erradas, para assim aprender na prática.

Lembrando que ainda é possível definir qual tipo de simulado quer fazer na plataforma. Isso porque, além de ajudar quem quer emitir a primeira habilitação, o serviço disponibiliza também as avaliações para quem deseja renovar seu documento.

Dessa forma, para ser aprovado no teste teórico o futuro motorista deve acertar o equivalente a 21 questões, ou seja, 70% da prova.


Como fazer o simulado Detran PB

Como dito anteriormente, se você quer fazer o simulado Detran PB, deve estar matriculado em um CFC da sua região e estudar em casa através da plataforma do simulado Detran PB.

Por meio da plataforma, é possível exercitar os conteúdos já absorvidos, assim como estudar assuntos em específico, ajudando quem tem dificuldade em algum dos conteúdos da avaliação.

Para isso, você deve escolher a plataforma que oferece o serviço de simulado online. Lembre-se de escolher a melhor opção para você, pois existem serviços específicos para cada tipo de avaliação.

Além disso, continue estudando dentro da sua autoescola com o auxílio de seu instrutor, além de procurar dicas através do Youtube.


Tipos de simulados Detran PB

Como dito anteriormente, existem dois tipos de simulado no Detran PB. A modalidade varia de acordo com a necessidade do usuário, sendo elas: a primeira habilitação e a renovação da CNH.

Assim como as provas oficiais, o simulado do Detran PB sofre algumas alterações em seu conteúdo. Isso acontece pois o conteúdo pedido para uma renovação é muito mais específico do que na primeira habilitação, uma vez que o condutor já possui vivência das situações.

Mas, mesmo assim é importante testar seus conhecimentos em ambas as situações e estudar para não sofrer uma reprova.

Lembre-se de prestar atenção na hora de escolher qual tipo de simulado Detran PB você deseja fazer a fim de garantir a sua aprovação.


Simulado Detran PB para imprimir

Se você é uma pessoa que prefere ter em mãos a avaliação, para dessa forma estudar melhor, não se preocupe. Existe a opção de imprimir o simulado Detran PB em algumas plataformas.

Feito isso, você pode anotar, consultar e fixar melhor os conteúdos das avaliações. De qualquer forma, não se esqueça de treinar o tempo de prova também, pois são 40 minutos cravados para responder todas as questões.


Simulado Detran PB online

Como já citado, são várias as opções para você que quer estudar online para a prova teórica através da plataforma de simulado Detran PB.

Para isso, procure o melhor site que oferece o serviço e escolha a opção de acordo com a modalidade que está prestando.


Simulado Detran PB questões

Simulado Detran PB questões

Por fim, as questões do simulado Detran PB consistem em um total de 30 questões objetivas e de múltipla escolha, que são sorteadas aleatoriamente no sistema de dados do órgão de trânsito.

Dentre as quatro opções de respostas, apenas uma é correta. Assim como a prova oficial, você deve responder baseando-se nas leis e nas boas condutas de trânsito.

Lembre-se de estudar bastante e treinar o tempo do simulado para garantir a sua tão sonhada CNH.

Em suma, ficou mais fácil saber como funciona o simulado do Detran PB, não é mesmo? Caso haja alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.